PUBLICIDADE

Europa

Ex-premiê georgiano é detido por financiamento eleitoral ilegal

21 mai 2013 - 11h04
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro georgiano e atual secretário-geral do Movimento Nacional Unido (MNU), Vano Merabishvili, foi detido nesta terça-feira por supostos crimes de corrupção e financiamento ilegal, informaram fontes judiciais.

Merabishvili, um dos homens de maior confiança do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, foi detido depois de ser interrogado na procuradoria de Kutaísi, a segunda maior cidade do país.

E ex-chefe do governo (2012) e também ex-ministro do Interior (2004-2012) é acusado de ter contratado como trabalhadores sociais 21.287 ativistas do MNU, o partido de Saakashvili, às vésperas das eleições parlamentares de outubro de 2012.

Segundo a procuradoria, esse programa governamental, no qual foram gastos mais de US$ 3 milhões, foi uma fachada para financiar aos ativistas do MNU.

A lei georgiana proíbe expressamente o financiamento dos partidos políticos com recursos dos cofres do Estado.

Junto com Merabishvili e pelo mesmo suposto crime foi detido o ex-ministro de Saúde e delegado de Saakashvili para a Geórgia Oriental, Zurab Chiaberashvili.

Ambos negaram as acusações e ressaltaram que o programa governamental de contratações de trabalhadores sociais foi estimulado para combater o desemprego.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade