PUBLICIDADE

Europa

Ex-líder militar bósnio é libertado após 10 anos de prisão

9 mar 2012 - 18h35
Compartilhar

Saudado por milhares de simpatizantes, o ex-líder militar da Bósnia Fikret Abdic, uma das figuras mais controversas do colapso sangrento da Iugoslávia, foi libertado nesta sexta-feira após cumprir 10 anos de prisão por crimes de guerra.

Fikret Abdic (centro), um dos "senhores da guerra bósnia", é recebido com comemoração fora da prisão em Pula
Fikret Abdic (centro), um dos "senhores da guerra bósnia", é recebido com comemoração fora da prisão em Pula
Foto: Reuters

Ele foi preso pelo assassinato e prisão de muçulmanos durante a guerra da Bósnia de 1992-1995, mas ainda tem apoio em seu região natal, no noroeste da Bósnia, por ser o ex-proprietário de um antigo poderoso conglomerado de alimentos e agricultura que empregou milhares de pessoas. Cerca de 2 mil a 3 mil partidários viajaram de ônibus e carro para a cidade costeira de Pula para saudar a sua libertação, gritando o apelido dele "Babo", ou papai. "Nossa batalha agora é uma batalha contra a pobreza", disse Abdic, de 72 anos, a eles.

A filha dele dirige um partido político na região. Abdic cumpriu 10 anos de uma pena de 15 anos por crimes de guerra decorrentes de quando ele comandou seu próprio feudo na cidade de Velika Kladusa, no noroeste da Bósnia, enquanto o país era destruído na luta entre sérvios, croatas e bósnio-muçulmanos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade