PUBLICIDADE

Europa

Eurotúnel deve voltar a funcionar parcialmente na terça

21 dez 2009 - 14h34
(atualizado às 15h20)
Compartilhar

A companhia ferroviária Eurostar anunciou nesta segunda-feira uma possível retomada do tráfego entre Londres e o continente a partir de terça-feira, mas destacou que o serviço não será normalizado antes do Natal.

Passageiros aguardam na estação St. Pancras, em Londres, em meio a atrasos provocados pela pane
Passageiros aguardam na estação St. Pancras, em Londres, em meio a atrasos provocados pela pane
Foto: AP

No melhor dos casos, o tráfego será reiniciado parcialmente na terça-feira pela manhã, desde que os testes em curso sejam positivos, avisou Nicolas Petrovic, diretor-geral adjunto da Eurostar. A companhia deve publicar um comunicado no fim da tarde de hoje.

Segundo a Eurostar, "dois trens em cada três" voltarão a funcionar na terça-feira.

O tráfego dos trens de alta velocidade Eurostar, que fazem a ligação entre Londres e a França ou a Bélgica passando pelo túnel sob o Canal da Mancha, está suspenso desde a noite de sexta-feira. Cerca de 2 mil passageiros ficaram presos no túnel, alguns deles durante mais de 17 horas.

Petrovic anunciou que os passageiros bloqueados no túnel e todos os que não conseguiram viajar nos três últimos dias serão indenizados. No total, 75 mil pessoas tinham reservado uma passagem da Eurostar para os três últimos dias, destacou uma porta-voz.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, que recebeu nesta segunda-feira o presidente da SNCF (a companhia que administra o transporte ferroviário francês) Guillaume Pépy, pediu uma retomada do tráfego da Eurostar "na terça-feira".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade