PUBLICIDADE

Europa

Eurostar anuncia investigação sobre falhas no Eurotúnel

21 dez 2009 - 07h23
(atualizado às 09h16)
Compartilhar

A companhia ferroviária Eurostar anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação independente para esclarecer os incidentes que, desde sexta-feira, paralisam o tráfego do serviço de passageiros através do Eurotúnel.

Neve deixou os trens parados na estação St Pancras, em Londres
Neve deixou os trens parados na estação St Pancras, em Londres
Foto: Reuters

O tráfego de trens de passageiros Eurostar entre Londres e Paris, e até Bruxelas, foi suspenso novamente nesta segunda-feira, anunciou a empresa, depois de uma série de problemas provocados pela neve e o frio.

O secretário de Estado francês para os Transportes, Dominique Boussereau, afirmou considerar "inadmissível" a suspensão por vários dias do tráfego ferroviário entre as duas capitais e pediu uma investigação.

Mais de 2 mil passageiros tiveram que passar a noite de sexta-feira para sábado bloqueados no túnel sob o Canal da Mancha. Alguns ficaram mais de 15 horas sem água ou alimentos, sob intenso frio, sem informações sobre a situação, por falhas em cinco trens Eurostar.

Problema identificado

Um porta-voz da operadora da linha disse que os engenheiros já identificaram o problema. Nesta segunda-feira, serão testadas as remodelações feitas nos trens para evitar que as avarias se repitam e permitir a retomada dos serviços da Eurostar.

"Agora entendemos a causa da interrupção do fim de semana e identificamos as modificações que é preciso fazer. Começaremos com estas remodelações", acrescentou o funcionário. Foi necessário melhorar a proteção do sistema elétrico para impedir o contato com a neve.

"Nossa prioridade é assegurar que, quando retomarmos os serviços, possamos oferecer a nossos clientes um serviço forte e confiável", destacou o porta-voz.

Os problemas começaram na sexta-feira à noite, quando os trens que seguiam de Paris para Londres pararam no túnel sob o Canal da Mancha.

A companhia acha que a causa mais provável da falha foi a acentuada diferença de temperatura entre o frio do noroeste da França e o calor no interior do túnel, o que teria comprometido o sistema elétrico.

A Eurostar ofereceu aos passageiros o reembolso dos bilhetes, uma indenização de 150 libras (169 euros) e um bilhete de graça para voltarem de viagem.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade