Eurostar anuncia investigação sobre falhas no Eurotúnel
A companhia ferroviária Eurostar anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação independente para esclarecer os incidentes que, desde sexta-feira, paralisam o tráfego do serviço de passageiros através do Eurotúnel.
O tráfego de trens de passageiros Eurostar entre Londres e Paris, e até Bruxelas, foi suspenso novamente nesta segunda-feira, anunciou a empresa, depois de uma série de problemas provocados pela neve e o frio.
O secretário de Estado francês para os Transportes, Dominique Boussereau, afirmou considerar "inadmissível" a suspensão por vários dias do tráfego ferroviário entre as duas capitais e pediu uma investigação.
Mais de 2 mil passageiros tiveram que passar a noite de sexta-feira para sábado bloqueados no túnel sob o Canal da Mancha. Alguns ficaram mais de 15 horas sem água ou alimentos, sob intenso frio, sem informações sobre a situação, por falhas em cinco trens Eurostar.
Problema identificado
Um porta-voz da operadora da linha disse que os engenheiros já identificaram o problema. Nesta segunda-feira, serão testadas as remodelações feitas nos trens para evitar que as avarias se repitam e permitir a retomada dos serviços da Eurostar.
"Agora entendemos a causa da interrupção do fim de semana e identificamos as modificações que é preciso fazer. Começaremos com estas remodelações", acrescentou o funcionário. Foi necessário melhorar a proteção do sistema elétrico para impedir o contato com a neve.
"Nossa prioridade é assegurar que, quando retomarmos os serviços, possamos oferecer a nossos clientes um serviço forte e confiável", destacou o porta-voz.
Os problemas começaram na sexta-feira à noite, quando os trens que seguiam de Paris para Londres pararam no túnel sob o Canal da Mancha.
A companhia acha que a causa mais provável da falha foi a acentuada diferença de temperatura entre o frio do noroeste da França e o calor no interior do túnel, o que teria comprometido o sistema elétrico.
A Eurostar ofereceu aos passageiros o reembolso dos bilhetes, uma indenização de 150 libras (169 euros) e um bilhete de graça para voltarem de viagem.