PUBLICIDADE

Europa

Europa com medo: de 10 italianos, 4 temem atentados do EI

Países europeus estão apavorados com ações do Estado Islâmico

31 mar 2015 - 22h14
(atualizado às 22h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Medo do EI tem aumentado entre os países europeus como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália. Na foto, Coliseu da Itália</p>
Medo do EI tem aumentado entre os países europeus como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália. Na foto, Coliseu da Itália
Foto: AP

Quatro a cada dez italianos se sentem encurralados e desprotegidos no próprio país devido a fatores internos, como a crise econômica e a alta taxa de desemprego, e externos, como a ameaça terrorista, principalmente do Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

A informação é do psiquiatra e ex-presidente da Sociedade Italiana de Psiquiatria (SIP) Claudio Mencacci. Segundo ele, o sentimento "vem crescendo nos últimos meses, após os recentes ataques terroristas" e pode ser definido como a "Síndrome da Sociedade Sob Cerco".

Siga o Terra Notícias no Twitter

O medo do EI tem aumentado entre os países europeus como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália. Nos dois primeiros, 70% e 90% da população temem atentados, respectivamente. Já nas outras três nações, o número é de 40%, mais baixo, mas ainda alarmante.

Polícia filma choques entre clãs mafiosos na Itália:

Para Mencacci, ao ter essa sensação de medo "se entra em uma condição na qual os sintomas são extrema emotividade, angústia, ânsia, sentido de perda e vulnerabilidade". Com o passar do tempo, eles podem interferir seriamente na vida social. Ainda segundo o psiquiatra, neste cenário, "as informações amplificam os temores e viram uma arma nas mãos dos terroristas, que querem gerar pânico".

O estudioso concluiu que a solução para esse problema é "não ceder ao medo e continuar a se identificar com o nosso modelo de convivência".

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade