PUBLICIDADE

Europa

Eurogrupo espera pedido formal de ajuda nesta quarta-feira

Em reunião dos ministros de Finanças da zona do euro, representante grego fez uma explicação geral de sua proposta

7 jul 2015 - 13h38
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse nesta terça-feira (7) que é esperado amanhã (8) um pedido de ajuda financeira da Grécia ao fundo de resgate da zona do euro.

Euclides Tsakalotos, ministro das Finanças grego, prepara pedido de ajuda financeira
Euclides Tsakalotos, ministro das Finanças grego, prepara pedido de ajuda financeira
Foto: Laurent Dubrule / EFE

Em rápida declaração à imprensa, após a reunião dos ministros das Finanças da zona do euro, que antecede a cúpula de emergência do fim da tarde, Dijsselbloem acrescentou que esse pedido formal é iminente e deverá ocorrer nesta quarta-feira de manhã. Ele adiantou que, nesse caso, será realizada de imediato uma reunião do Eurogrupo por teleconferência, para examinar a proposta de Atenas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade será dirigido ao Eurogrupo, que deverá avaliar a situação financeira da Grécia e a sustentabilidade da dívida.

Após uma avaliação mais técnica, explicou o ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo, que vai decidir se avançam as negociações formais entre os credores e o governo liderado por Alexis Tsipras.

Nessa reunião do Eurogrupo, o novo ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral em troca de um terceiro resgate.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade