PUBLICIDADE

Europa

EUA lançam alerta perante risco de ataques contra ocidentais

O Departamento de Estado americano lembrou que o grupo terrorista Estado Islâmico prometeu se vingar da ofensiva da coalizão internacional com ataques contra cidadãos ocidentais

10 jan 2015 - 00h23
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos lançaram nesta sexta-feira um alerta global para o risco de atentados contra cidadãos e interesses ocidentais no mundo todo, especialmente na Europa, Oriente Médio, Ásia e norte da África.

Testemunha francesa relata encontro com suspeito de ataques:

O Departamento de Estado atualizou neste sábado o alerta emitido em outubro de 2014 para informar sobre as últimas ameaças terroristas contra o Ocidente, em uma semana marcada pelo atentado na sede da revista francesa Charlie Hebdo, no qual morreram 12 pessoas.

"Os recentes ataques terroristas lembram que os cidadãos americanos devem manter um alto nível de alerta e também tomar as medidas adequadas para que estejam conscientes da sua segurança", afirmou o Departamento em comunicado.

Além disso, os Estados Unidos lembraram que a organização jihadista Estado Islâmico (EI) prometeu se vingar da ofensiva da coalizão internacional no Iraque e na Síria com ataques contra cidadãos ocidentais em qualquer lugar do mundo.

"As autoridades acreditam que há uma probabilidade mais alta de ataques em represália aos Estados Unidos e à coalizão que participa da ofensiva na Síria e no Iraque", alertou o Departamento de Estado.

Je suis Laurent: sobrevivente da revista descreve atentado:

Os Estados Unidos consideram que todos os lugares que reúnem um grande número de pessoas podem ser alvo dos terroristas, como eventos esportivos, áreas residenciais, escritórios, hotéis, restaurantes, centros religiosos, escolas, shoppings, pontos turísticos e comemorações em dias festivos.

Além disso, o Departamento de Estado comentou que também existe a possibilidade de atentados terroristas nos meios de transporte público e lembrou que organizações como Al Qaeda já tiveram como alvos metros, trens, aviões e embarcações.

As autoridades americanas acreditam que há um maior risco de atentados na Europa devido ao retorno de jihadistas com nacionalidade europeia que lutaram nas fileiras do EI na Síria e no Iraque.

Outras regiões de risco especial para os cidadãos e interesses americanos são o Oriente Médio, a Ásia e o norte da África.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade