PUBLICIDADE

Europa

EUA estabelecerão destacamento da Força Aérea na Polônia

27 mai 2011 - 15h09
(atualizado às 15h42)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará no sábado em Varsóvia o estabelecimento de um destacamento da Força Aérea dos EUA na Polônia, segundo confirmou nesta sexta-feira a Casa Branca. Em declarações à imprensa que acompanha Obama em sua viagem europeia de seis dias, a diretora para a Europa do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Liz Sherwood-Randall, afirmou que no sábado será anunciado "o fechamento de um acordo para estabelecer um destacamento de aviação na Polônia".

O acordo permitirá que as duas Forças Aéreas cooperem no treinamento dos militares poloneses no uso de aviões Hércules e F16, explicou a alta funcionária. "Será uma oportunidade de consolidar a presença dos EUA nesta parte da Europa, embora seja de maneira temporária, e também favorecerá a formação, a capacitação e os exercícios conjuntos com pilotos poloneses", afirmou o ministro da Defesa polonês, Bogdan Klich.

O estabelecimento da Força Aérea americana na Polônia será um dos temas que o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, e o presidente americano, Barack Obama, debaterão durante o encontro. Obama iniciou na tarde desta sexta-feira uma visita oficial de dois dias à Polônia, onde participa da cúpula de estados da Europa Central e se reunirá com autoridades do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade