PUBLICIDADE

Europa

EUA esperarão para determinar "seriedade" do anúncio da ETA

20 out 2011 - 18h18
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

O Departamento de Estado dos Estados Unidos declinou nesta quinta-feira de avaliar o anúncio da organização terrorista ETA sobre o fim definitivo da violência, ao indicar que ainda "não está em posição de determinar a seriedade, validade ou intenção" dessa decisão. Por sua parte, fontes da Casa Branca consultadas indicaram que a residência presidencial não deve se referir por enquanto ao anúncio da ETA.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado Mark Toner disse que seu governo esperará para ver a reação do Executivo espanhol e colaborar muito de perto para avançar à medida que avaliam o alcance do anúncio. "Este é um anúncio da organização, e vimos anúncios similares no passado. Não sabemos ainda até que ponto é sério, nem, sinceramente, qual é sua intenção", assinalou.

A ETA pertence à lista de organizações terroristas internacionais do Departamento de Estado, uma designação que, para ser retirada, requer "um processo muito complexo e deliberado", explicou Toner. "Não estamos nesse ponto com a ETA", acrescentou.

O porta-voz, que lembrou que a organização "matou mais de 850 pessoas e feriu milhares" em seus mais de 50 anos de violência, ressaltou que os EUA "respaldam os esforços do governo espanhol para combater o terrorismo". Em comunicado divulgado na edição digital do jornal basco "Gara", a ETA expressa um "compromisso claro, firme e definitivo de superar o confronto armado".

EFE   
Compartilhar
Publicidade