PUBLICIDADE

Europa

EUA enviam destróier para Mar Negro para exercícios

Ação já estaria prevista antes do início da crise na Ucrânia, mas presença de destróier no local poderia servir de mensagem a Moscou

6 mar 2014 - 16h09
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O destróier de mísseis guiados USS Truxtun é visto no oceano Atlântico em foto tirada em maio de 2011</p>
O destróier de mísseis guiados USS Truxtun é visto no oceano Atlântico em foto tirada em maio de 2011
Foto: Reuters

Um destróier dos Estados Unidos, chamado USS Truxtun, foi enviado para o Mar Negro, anunciou nesta quinta-feira a Marinha do país, que explicou que a ação já estava prevista antes do início da crise na Ucrânia.

O navio de guerra partiu de uma base na Grécia para "exercícios conjuntos com forças romenas e búlgaras no Mar Negro", indicou o exército americano em um comunicado, classificando a operação como de rotina.

No entanto, apesar do Truxtum ter saído dos EUA antes do começo do conflito na Ucrânia e da intervenção russa na Crimeia, a presença de um destróier americano a poucos quilômetros da Ucrânia serve como uma mensagem para Moscou.

O navio conta com uma tripulação de 300 membros e é um dos mais novos da frota do país. Está equipado com mísseis antiaéreos e antissubmarinos.

O Pentágono suspendeu a cooperação militar com Moscou depois da intervenção russa na Crimeia, em 28 de fevereiro. Além disso, anunciou medidas de apoio aos seus aliados da OTAN no Leste Europeu.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;

Ucrânia: presença de tropas russas gera ameaça de guerra; veja fotos

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade