PUBLICIDADE

Europa

EUA condenam atentados com carros-bomba na Turquia

11 mai 2013 - 18h37
(atualizado às 18h46)
Compartilhar

O Governo dos Estados Unidos condenou neste sábado o duplo atentado com carros-bomba na cidade turca de Reyhanli, que deixou pelo menos 45 mortos e mais de 100 feridos.

"Os Estados Unidos condenam os atentados com carros-bomba e apoiamos nosso aliado, a Turquia", disse o secretário de Estado, John Kerry, em comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

"Esta terrível notícia nos toca por conta da aliança com a Turquia, e muitas vezes a Turquia foi uma vital interlocutora no centro do meu trabalho como secretário de Estados nos últimos três meses", afirmou Kerry.

O chefe da diplomacia americana disse que seu país mantém os feridos pelo duplo atentado em seus pensamentos e estende suas "mais profundas" condolências aos parentes dos falecidos.

Por sua parte, o Governo de Ancara acusou o regime da Síria de estar por trás do duplo atentado em Reyhanli, ao assinalar que os atacantes estão vinculados com o Mukhabarat, o serviço de inteligência sírio.

O duplo atentado com carro-bomba aconteceu às 13h45 local (7h45, Brasília), próximo da Prefeitura e do escritório dos correios de Reyhanli, uma cidade de cerca de 60 mil habitantes situada no sul da província turca de Hatay.

Este é o ataque mais mortal em solo turco desde o começo do conflito na vizinha Síria, em março de 2011, e que já tirou a vida de cerca de 70 mil pessoas, segundo dados da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade