PUBLICIDADE

Europa

EUA condenam ataque contra comboio de refugiados na Ucrânia

O secretário-geral da ONU pediu que seja permitida a livre passagem de refugiados, vítimas dos combates no leste do país

18 ago 2014 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Refugiados da cidade de Lugansk passam por um posto de controle perto da cidade ucraniana oriental de Debaltseve</p>
Refugiados da cidade de Lugansk passam por um posto de controle perto da cidade ucraniana oriental de Debaltseve
Foto: Valentyn Ogirenko / Reuters

O Departamento de Estado norte-americano condenou o bombardeio contra um comboio de refugiados no leste da Ucrânia nesta segunda-feira que matou dezenas de pessoas, mas afirmou que não podia confirmar quem é o responsável pelo ataque.

"Condenamos fortemente o bombardeio e o lançamento de mísseis contra um comboio que estava levando pessoas deslocadas internamente em Lugansk e expressamos as nossas condolências às famílias das vítimas", disse a porta-voz do departamento, Marie Harf, em declaração à imprensa.

"Infelizmente, eles estavam tentando fugir do combate e, em vez disso, se tornaram vítimas."

O governo ucraniano acusou rebeldes pró-russos de alvejar o comboio, que estaria exibindo bandeiras brancas, de acordo com Kiev. Os separatistas negaram a responsabilidade pelo ataque.

Dois altos funcionários da ONU - o subsecretário-geral para ajuda humanitária Jeffrey Feltman e a chefe de ajuda humanitária Valerie Amos - viajarão a Kiev nesta semana em meio à intensificação dos combates no leste da Ucrânia.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chamou de perturbadores os relatórios que atribuem aos rebeldes pró-russos o ataque contra o grupo de civis que fugia dos combares no leste ucraniano e pediu que seja permitida a livre passagem de refugiados. 

Com informações da Reuters e AFP.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade