0

ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

10 jan 2011
09h34
atualizado às 20h44

O grupo terrorista ETA anunciou nesta segunda-feira "um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que pode ser verificado pela comunidade internacional como compromisso firme", com "um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado".

Imagem de um vídeo divulgado pelo ETA mostra três integrantes do grupo declarando cessar-fogo permanente
Imagem de um vídeo divulgado pelo ETA mostra três integrantes do grupo declarando cessar-fogo permanente
Foto: Reuters

Em comunicado publicado na edição digital do jornal basco "Gara", o grupo armado afirma que a declaração de "cessar-fogo permanente e de caráter geral", é o "compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado".

A nota, datada de 8 de janeiro, assinala que o "processo democrático" para o final da violência deve resolver o "núcleo do conflito", que o grupo terrorista situa na questão da "territorialidade e no direito de autodeterminação".

A organização afirma que "concorda" com as declarações de Bruxelas, formuladas por um grupo de mediadores internacionais, e de Guernica, assinadas por vários partidos bascos, nas quais era reivindicado um cessar-fogo unilateral, permanente e verificável internacionalmente.

O ETA diz ainda que a solução "chegará através de um processo democrático que tenha a vontade do povo basco como máxima referência e o diálogo e o direito de autodeterminação, que são o núcleo do conflito político".

Este comunicado é o oitavo pronunciamento realizado pelo grupo terrorista no último ano e a 12ª proclamação da cessação da violência realizada pelo grupo armado que começou sua atividade para conseguir a independência do País Basco da Espanha há cinco décadas.

No dia último dia 5 de setembro, em comunicado divulgado pela cadeia britânica BBC, o ETA havia anunciado a cessação das "ações armadas ofensivas".

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade