PUBLICIDADE

Europa

Estátua de Stalin volta a sua cidade natal

30 jul 2013 - 15h22
(atualizado às 15h31)
Compartilhar

Uma estátua de Stalin, retirada há três anos, será devolvida para Gori, cidade natal do ditador soviético na Geórgia, e colocada em frente ao museu que lhe é consagrado, anunciou nesta terça-feira o ministério da Cultura.

"O conselho municipal de Gori decidiu reinstalar a estátua e recomendamos colocá-la em frente ao museu e não no centro da cidade", indicou à AFP a porta-voz do ministério, Keti Ebanoïdzé.

A estátua esteve desde 1952 no centro da cidade antes de ser retirada secretamente em 2010 por ordem do presidente pró-ocidental Mikhail Saakachvili, apesar dos protestos dos habitantes locais.

As autoridades examinam agora o projeto de construção de um monumento em memória das vítimas da ditadura soviética e dos mortos da guerra russo-georgiana de 2008.

Nesta terça-feira, Saakachvili denunciou um ato "bárbaro".

Seu partido perdeu as eleições legislativas de outubro vencidas pela coalizão encabeçada pelo milionário Bidzina Ivanichvili, convertido em poderoso primeiro-ministro.

Stalin, nascido em Gori em 1878 ou 1879 segundo documentos históricos, continua a ser muito popular na Geórgia, ex-república soviética do Cáucaso.

De maneira geral, na Rússia e nas ex-repúblicas soviéticas, muitas pessoas continuam saudando a sua memória, destacando seu papel na derrota da Alemanha nazista para a URSS na Segunda guerra mundial.

Já outros atribuem a Stalin a morte de milhões de pessoas nos campos de trabalho e durante a coletivização forçada do país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade