PUBLICIDADE

Europa

Estado Islâmico: foto de 'jihadista John' adulto é revelada

Uma imagem do terrorista quando criança foi divulgada nesta sexta-feira

27 fev 2015 - 15h29
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto data da época em que frequentava a Universidade de Westminster, entre 2006 e 2009
Foto data da época em que frequentava a Universidade de Westminster, entre 2006 e 2009
Foto: Sky News / Reprodução

A emissora britânica Sky News publicou nesta sexta-feira, dia 27, a primeira foto do "jihadista John", responsável pelas decapitações do grupo Estado Islâmico, quando adulto. A imprensa inglesa identificou o extremista nesta semana como Mohamed Emwazi.

Na imagem, o militante do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) é visto com um boné, bigode e cavanhaque. Foto data da época em que frequentava a Universidade de Westminster, entre 2006 e 2009. Emwazi, de 27 anos, é originário de Londres. A foto foi divulgada horas após uma imagem dele ainda criança ser publicada na imprensa britânica. Ele é retratado aos 11 anos junto a outros alunos da escola primária St Mary Magdalene Church na imagem.

Ele é retratado aos 11 anos na escola primária St Mary Magdalene Church
Ele é retratado aos 11 anos na escola primária St Mary Magdalene Church
Foto: SkyNews / Reprodução

Um ex-colega do terrorista disse ao jornal local The Sun que Emwazi, que veio de uma família religiosa, era o único muçulmano da classe e que ele gostava de escrever em árabe.

Histórico

As autoridades britânicas já conheciam a identidade do extremista, mas resolveram mantê-la em sigilo para não comprometer as investigações sobre o EI, que atua no norte da Síria e do Iraque, mas tem se expandido a outros países, como a Líbia.

Carrasco britânico do EI, "Jihadista John" é identificado :

Enwazi apareceu pela primeira vez no vídeo de decapitação do jornalista norte-americano James Foley, em agosto de 2014.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fluente em inglês, o jihadista foi o protagonista de outros vídeos do EI, nos quais anunciava a morte de reféns e ameaçava países do Ocidente. Desde o princípio, as autoridades britânicas acreditavam que ele era originário de Londres devido ao seu sotaque. De acordo com fontes locais, amigos do "jihadista John" dizem que ele é de família rica. Suspeita-se que Emwazi tenha se unido ao EI em 2012.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade