PUBLICIDADE

África

Argélia especula sobre saúde do presidente, internado há 3 semanas

19 mai 2013 - 13h16
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O estado de saúde do presidente argelino Abdelaziz Buteflika, hospitalizado há cerca de três semanas na França após um acidente vascular cerebral (AVC) sem sequelas, é objeto de boatos alarmistas na Argélia.

Diante da falta de informações sobre o estado de saúde do presidente de 76 anos, internado no hospital parisiense Val de Grace desde 27 de abril, a imprensa argelina se questiona a cada dia sobre o tema tabu.

Neste domingo, o jornal Mon journal e sua versão em árabe Djaridati foram censurados por terem afirmado na primeira página que o estado de saúde do presidente teria se agravado, com base em "fontes médicas francesas e fontes ligadas à presidência argelina".

Os dois jornais afirmavam ainda que Buteflika "retornou na quarta-feira à Argélia em estado de coma". Um dia antes, o jornal Al Watan afirmou, citando a revista francesa Le Point, que as funções vitais do presidente argelino estariam afetadas.

Desde 27 de abril, Paris se recusa a comentar o estado de saúde do presidente argelino, enquanto em Argel intensifica as mensagens de que o presidente está bem. Mas a população tem dúvidas e algumas pessoas pedem por fotografias ou imagens de televisão que demonstrem que o presidente está se recuperando.

Buteflika foi levado a Paris há três semanas para "exames complementares", depois que sofreu "um ataque isquêmico transitório sem sequelas", nas palavras do diretor do Centro Nacional de Medicina do Esporte (CNMS), professor Rashid Bougherbal.

Em 7 de maio, a presidência argelina destacou que o estado de saúde do presidente "melhorou significativamente", mas que ele deveria permanecer "durante um período normal em repouso prescrito pelos médicos.

Eleito em 1999 e reeleito em abril de 2004 e abril de 2009, Buteflika, de 76 anos, foi operado no fim de 2005 em Paris de "uma úlcera hemorrágica no estômago", segundo as autoridades argelinas.

O presidente argelino anunciou um ano depois que havia ficado "muito doente", mas que se recuperara de forma "absolutamente fabulosa". Desde a internação em 2005, o estado de saúde do presidente é objeto de especulações constantes na imprensa argelina, que coloca em dúvida as versões oficiais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade