PUBLICIDADE

Europa

Espanha tenta agilizar retorno do corpo de vítima de naufrágio

17 jan 2012 - 15h30
(atualizado às 16h28)
Compartilhar

O Consulado Geral espanhol em Roma iniciou os trâmites para o transporte à Espanha o mais rápido possível do corpo de Guillermo Gual, morto no naufrágio do Costa Concordia, que está aguardando uma autópsia.

Chegada da noite torna mais difícil encontrar os corpos de vítimas do naufrágio na costa italiana
Chegada da noite torna mais difícil encontrar os corpos de vítimas do naufrágio na costa italiana
Foto: AP

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

Mapa mostra os piores naufrágios em cem anos

Fontes diplomáticas espanholas disseram à agência EFE que "tudo depende das autoridades italianas" e esperam que a repatriação do corpo possa acontecer o mais rápido possível, embora não haja uma data fixada.

O corpo de Guillermo Gual, 68 anos, está no hospital de Grosseto, localidade toscana próxima à ilha de Giglio, onde na sexta-feira passada naufragou o Costa Concordia.

Os corpos estão passando por uma autópsia para verificar se morreram afogados ou por outras causas, disseram à EFE fontes hospitalares de Grosseto, para quem o exame no espanhol será praticado nesta quarta-feira.

Os familiares identificaram na segunda-feira o corpo de Guillermo Gual, natural de Palma de Mallorca, depois que foi achado no domingo em uma cabine do navio com o colete salva-vidas posto e junto com o corpo do italiano Giovanni Masia, 86 anos.

Gual viajava com um grupo de oito pessoas, entre familiares e amigos, do qual se separou no momento da tragédia.

Alguns conseguiram alcançar uma lancha salva-vidas e chegar à ilha de Giglio, outras três pessoas optaram por se atirar ao mar agarrados pelas mãos, mas Gual se soltou e ficou a bordo, segundo explicaram à EFE seus familiares.

Naufrágio do Costa Concordia
O cruzeiro Costa Concordia naufragou na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, após colidir em uma rocha nas proximidades da ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo. Até a tarde de terça-feira, dia 17, 11 mortes haviam sido confirmadas. Ainda há desaparecidos, e prosseguem os trabalhos de busca. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo do navio, mas nenhum deles está entre as pessoas não encontradas.

O navio, que tem 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas, margeava a ilha de Giglio quando houve a colisão, imediatamente começando a adernar. Houve pânico e reclamações de despreparo da tripulação. O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi acusado de ter abandonado o navio. Ele disse que estava no comando, mas um áudio divulgado para a imprensa, em que há uma discussão entre ele e a Guarda Costeira, indica que o capitão já estava na costa no momento do resgate.

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

EFE   
Compartilhar
Publicidade