PUBLICIDADE

Europa

Espanha prende 8 acusados de se juntar a rebeldes pró-Rússia na Ucrânia

27 fev 2015 - 14h11
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha prendeu nesta sexta-feira oito cidadãos que recentemente retornaram depois de lutarem ao lado de rebeldes pró-russos na Ucrânia, na primeira detenção do tipo na União Europeia de estrangeiros envolvidos no conflito, informou o Ministério do Interior.

Segundo comunicado do ministério, as oito pessoas, detidas em uma operação de alcance nacional, são suspeitas de crimes que comprometem a paz e independência da Espanha e violam a neutralidade que o país mantém em relação à comunidade internacional.

"Os acusados viajaram para a Ucrânia durante 2014 e recentemente voltaram para a Espanha. Todos se juntaram a grupos separatistas pró-russos, que lutam pela independência das regiões de Lugansk e Donetsk", disse o ministério.

O comunicado afirma que, enquanto estiveram na Ucrânia, os oito trocaram informações e fotos, via mídias sociais, de seus treinamentos em como usar armas de combate e explosivos, enquanto vestiam uniformes paramilitares.

O grupo de espanhóis também expressou apoio à separação das regiões de Lugansk e Donetsk do governo central de Kiev. A União Europeia formalmente apoia a integridade territorial ucraniana e acusou a Rússia de apoiar os rebeldes militarmente. Moscou nega a acusação.

O conflito na Ucrânia já matou mais de 5.600 pessoas durante o último ano. Uma trégua frágil entrou em vigor na quinta-feira, mas três mortes entre as tropas de Kiev relatadas nesta sexta-feira diminuíram as esperanças de paz possa durar.

(Reportagem de Paul Day)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade