PUBLICIDADE

Europa

Espanha pede para que acidente não ponha em xeque credibilidade da Airbus

10 mai 2015 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, exigiu neste domingo uma investigação minuciosa sobre o acidente do A400M em Sevilha (cidade), mas pediu que não se faça do acidente "uma análise sobre a credibilidade de Airbus".

Em um ato realizado em Lorient, no norte da França, para comemorar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, ele destacou que a investigação "deve ser extremamente rigorosa e não pode obedecer a razões de tempo ou de urgência".

Ontem, um A400M caiu perto do ao aeroporto de Sevilha, no sul da Espanha, quando fazia testes de aterrisagem e decolagem. O acidente causou a morte de quatro pessoas e deixou duas com ferimentos graves. Todas eram de origem espanhola e funcionárias da Airbus.

Ao lado de seus colegas da França, Jean-Yves Le Drian, e da Alemanha, Ursula von der Leyen, o ministro pediu que seja determinado se o acidente obedeceu a "um elemento isolado ou se poderia afetar o resto dos aviões ou o projeto em si". No entanto, ao mesmo tempo, mostrou "seu apoio firme" à indústria europeia de defesa "representada de maneira singular pela companhia Airbus Military".

"Peço que esperemos à conclusão da investigação para poder saber qual foi à causa do acidente. Enquanto isso, mantenhamos a calma para não atacar uma organização industrial que provou em outros âmbitos muito amplos sua capacidade", disse.

Após enviar as condolências do governo às famílias das quatro vítimas e o apoio aos dois feridos que seguem hospitalizados, Morenés explicou que o acidente está sendo analisado pela própria empresa, e, de forma conjunta, pelos ministérios de Fomento e de Defesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade