PUBLICIDADE

Espanha: hackers planejavam divulgar informações sigilosas

11 jun 2011 - 16h03
(atualizado às 16h51)
Compartilhar

Os responsáveis pelo grupo ativista de hackers Anonymous na Espanha, detidos pela Polícia, planejavam publicar informações sigilosas sobre agentes dos Corpos de Segurança do Estado e políticos em diferentes páginas na internet e foros de conteúdo pró-ETA.

Fontes da investigação disseram neste sábado à Agência Efe que os planos dos hackers aparecem na documentação apreendida na casa de um dos principais cabeças da rede, um militar de 31 anos, que foi detido em Almería.

No local, em Gijón, estava o servidor do qual o Anonymous coordenava e executava ataques a sites governamentais, financeiros e empresariais de todo o mundo. Da casa, foram atacados os sites dos Governos de Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia, assim como os de várias empresas conhecidas.

Além de publicar essa "informação sensível" em foros favoráveis à organização terrorista ETA, os três hackers tinham previsto atacar as páginas dos principais partidos políticos na véspera das eleições municipais de maio deste ano, sabotagem abortada pela Polícia.

Diante da dificuldade de reunir os usuários suficientes para que os ataques fossem realizados, os três detidos pretendiam derivar suas atividades para o roubo de dados para filtrá-los e depois publicá-los em foros da internet e conseguir assim uma maior difusão midiática de suas ações.

Os três responsáveis pela Anonymous detidos na Espanha são especialistas em informática e telecomunicações, com amplos conhecimentos em segurança lógica, vulnerabilidades e intrusões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade