PUBLICIDADE

Europa

Espanha e Reino Unido conversarão para superar diferenças sobre Gibraltar

7 ago 2013 - 10h28
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, concordaram nesta quarta-feira que seus ministros das Relações Exteriores iniciem "imediatamente" conversas para abordar as diferenças sobre Gibraltar.

Ambos os governantes conversaram hoje por telefone e o presidente espanhol disse a Cameron que os conflitos devem ser solucionados com "honestidade", e que as últimas ações unilaterais de Gibraltar são "inaceitáveis", segundo um comunicado emitido pelo Executivo de Madri.

A conversa aconteceu depois que durante vários dias a Espanha tenha feito controles na cerca de acesso a seu território desde Gibraltar e que isso formou longas filas de veículos, o que incomodou as autoridades locais e o Governo britânico.

No diálogo de hoje, Rajoy ressaltou a seu interlocutor que a Espanha e o Reino Unido são países "parceiros, amigos e aliados", por isso que os "conflitos que surgem entre ambos teriam que tramitar com honestidade e transparência, em um diálogo bilateral emoldurado dentro do respeito à legalidade internacional, europeia e nacional".

Segundo a nota, o presidente espanho, reiterou a Cameron sua vontade de buscar o mais rápido possível uma solução para a atual situação geradas pelas autoridades de Gibraltar e que produziu na Espanha "um profundo mal-estar e uma grande preocupação ao prejudicar o meio ambiente e a atividade pesqueira".

O recente vazamento de blocos de concreto em águas espanholas afeta e prejudica a pesca e a conservação do meio ambiente, disse na segunda-feira o secretário do Estado espanhol de Relações Exteriores, Gonzalo De Benito.

Rajoy explicou hoje a seu colega britânico o desenvolvimento dos controles nas cercas, que obedecem - disse- ao cumprimento de sua obrigação de controle para evitar tráficos ilícitos na zona.

O chefe do Governo espanhol disse que as medidas adotadas se adequam "perfeitamente" ao código de fronteiras Schegen, e se guiam exclusivamente pelos princípios de aleatoriedade, proporcionalidade e não discriminação.

A conversa foi solicitada há 24 horas pela parte britânica e aceita pela parte espanhola para ser realizada hoje na hora fixada pelo presidente do Governo, segundo informou Moncloa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade