PUBLICIDADE

Mundo

Espanha detecta três casos suspeitos de gripe suína

26 abr 2009 - 09h50
(atualizado às 10h05)
Compartilhar

O Ministério da Saúde da Espanha detectou no país três casos suspeitos de gripe suína em pessoas que voltaram do México nos últimos dias, informou neste domingo em entrevista coletiva a titular da pasta, Trinidad Jiménez.

Passageiros da companhia aérea Swiss Edelweiss desembarcam de vôo vindo do México no aeroporto de Zurique
Passageiros da companhia aérea Swiss Edelweiss desembarcam de vôo vindo do México no aeroporto de Zurique
Foto: Reuters

Os três casos de pessoas com sintomas de gripe foram detectados entre ontem à noite e esta madrugada, nas localidades de Almansa (Albacete), Bilbao e Valência.

As três pessoas permanecem internadas, mas só daqui a 48 horas as autoridades poderão confirmar por qual vírus elas foram infectadas.

Jiménez fez o anúncio dos casos suspeitos após uma reunião de trabalho no ministério para analisar o surto de gripe suína detectado no México e nos Estados Unidos.

"Não estamos diante de uma situação de emergência", mas de "tranquilidade", disse a ministra numa entrevista coletiva. Jiménez acrescentou que, como prevenção, o governo da Espanha ativou os protocolos de atuação previstos para estas situações.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade