PUBLICIDADE

Europa

Espanha decreta 3 dias de luto por acidente de trem que matou 78

25 jul 2013 - 08h37
(atualizado às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy (dir.), visita o local do acidente</p>
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy (dir.), visita o local do acidente
Foto: EFE

A Espanha terá três dias de luto oficial pelo acidente de trem ocorrido em Santiago de Compostela, no qual morreram 78 pessoas, anunciou o chefe do executivo, Mariano Rajoy. "Quero transmitir em meu nome e do governo da Espanha meu pesar a todas as famílias das pessoas que morreram, e que infelizmente são muitas", afirmou Rajoy, visivelmente abalado, ao lado do presidente presidente regional galego, Alberto Núñez Feijóo, que horas antes também anunciou 7 dias de luto em sua comunidade.

Rajoy visitou nesta quinta-feira o local do acidente de trem. Acompanhado pela ministra de Fomento (Transportes e Infraestruturas), Ana Pastor, e pelo presidente regional da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, o chefe do Executivo percorreu o lugar do acidente para ver de perto as circunstâncias da tragédia ferroviária.

Natural da Galícia, Rajoy visitou o local onde caiu o vagão que voou no momento do acidente por cima de um precipício que separa a estrada das ruas e onde estão instaladas dois enormes guindastes que esta madrugada elevaram a essa calçada outros dois vagões do comboio acidentado. Mais tarde, o presidente do governo foi ao hospital onde os feridos permanecem internados. Rajoy deve se reunir em Santiago de Compostela com o gabinete de crise constituído após a tragédia.

O descarrilamento do trem nesta também deixou mais de 130 feridos, em uma das maiores tragédias da história ferroviária do país. De acordo com o governo regional, o trem transportava 247 passageiros e fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol, na Galícia.

O presidente da companhia ferroviária Renfe afirmou nesta quinta-feira que o trem envolvido no acidente não tinha qualquer problema operacional. "Estes trens passam por uma revisão a cada 7,5 mil km, e outra revisão a cada 50 mil", afirmou Julio Gómez-Pomar Rodríguez.

Segundo a imprensa espanhola, o excesso de velocidade foi a causa do acidente, em um trecho onde havia uma curva acentuada e limite de 80 km/h. O jornal El País, que cita fontes das investigação, afirma que o trem estava a 190 km/h, muito acima do limite máximo para o trecho. Outro jornal espanhol, El Mundo, revelou que o trem viajava a 220 km/h no trecho limitado a 80 km/h.

Câmera flagra momento do acidente de trem na Espanha:

O delegado do governo da Galícia Samuel Juárez descartou a hipótese de atentado. "Foi um acidente. Não temos elemento algum que nos permita falar de outra cosa". O acidente ocorreu no trecho da linha de alta velocidade, em uma curva a 4 km da estação de Santiago de Compostela, localidade de peregrinação conhecida em todo o mundo.

Um porta-voz da Renfe, a companhia ferroviária espanhola, disse que "é preciso esperar" para saber as causas do acidente, mas a "velocidade será conhecida em muito breve com a consulta das caixas pretas".

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade