PUBLICIDADE

Europa

Espanha anuncia revisão de sua rede ferroviária após acidente

9 ago 2013 - 07h31
Compartilhar

A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, anunciou nesta sexta-feira "uma revisão geral" de toda a rede ferroviária para melhorar sua segurança após o acidente de trem que deixou no dia 24 de julho 79 mortos perto de Santiago de Compostela.

"Está sendo realizada uma revisão geral de todos os protocolos e todos os sistemas, assim como dos quadros de velocidades" máximas autorizadas "como consequência da auditoria que solicitei no dia 25 de julho", afirmou a ministra ante uma comissão parlamentar.

"Quando digo de toda, é de toda a rede ferroviária", insistiu.

"A rede está sendo analisada, e dependendo da análise serão tomadas as decisões que se entenda que melhorem a segurança" das ferrovias espanholas, acrescentou.

A investigação judicial busca entender como o trem de Santiago descarrilou a 179 km/h em uma curva muito fechada onde a velocidade era limitada a 80 km/h, logo após uma conversa por telefone do maquinista com o controlador do trem.

O acidente, que deixou 79 mortos e cerca de 180 feridos, ocorreu em um trecho da via que não estava equipado com um sistema de freio automático. O maquinista foi acusado de homicídio por imprudência.

O governo e os responsáveis pela rede ferroviária espanhola se esforçam para garantir sua segurança num momento em que o país compete para vender seu sistema de alta velocidade ao Brasil.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade