PUBLICIDADE

Europa

Escândalo de espionagem dos EUA gera mal-estar na Alemanha

4 mai 2015 - 14h36
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Chanceler alemã, Angela Merkel, durante sessão no Parlamento da Alemanha, em Berlim, para lembrar os 100 anos do assassinato em massa de armênios por turcos-otomanos
Chanceler alemã, Angela Merkel, durante sessão no Parlamento da Alemanha, em Berlim, para lembrar os 100 anos do assassinato em massa de armênios por turcos-otomanos
Foto: Hannibal Hanschke / Reuters

O escândalo em torno das atividades dos serviços de espionagem dos Estados Unidos na Alemanha causou irritações na grande coalizão de governo presidida por Angela Merkel.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, comparecerá na quarta-feira à comissão parlamentar de segredos oficiais em sessão na qual deverá responder a dúvidas relacionadas ao tempo em que foi ministro da Chancelaria e encarregado da coordenação dos serviços secretos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Ainda não está previsto que Merkel se pronuncie na comissão, mas o porta-voz do governo, Steffen Seibert, informou nesta segunda-feira que a chanceler iria "com gosto" ao parlamento caso solicitada.

Merkel foi evasiva hoje ao ser questionada sobre o tema em entrevista à imprensa ao lado do primeiro-ministro tcheco, Bohuslav Sobotka, e se limitou a dizer que não deve haver espionagem entre países amigos e que a cooperação com serviços secretos estrangeiros é de grande importância.

Um dos focos do escândalo é a pergunta sobre se a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA se envolveu em atos de espionagem econômica sobre empresas alemãs e se para isso contou com a ajuda da Agência de Inteligência Alemã (BND).

Na entrevista coletiva habitual do governo, Seibert, como porta-voz da Chancelaria, insistiu que todas as informações relacionadas aos serviços secretos devem ser concedidas à comissão de segredos oficiais, e não à opinião pública.

"O trabalho dos serviços secretos é importante para nós, incluindo a cooperação com serviços secretos amigos. E por sua natureza, tem que continuar sendo secreto", disse Seibert.

No entanto, inclusive dentro do governo, começando pelo ministro da Economia e vice-chanceler, Sigmar Gabriel, há os que consideram que as informações dadas ao parlamento não são suficientes.

"O que estamos vivendo é um escândalo em torno dos serviços secretos com capacidade de gerar uma repercussão grande", disse hoje Gabriel na condição de presidente do Partido Social-Democrata (SPD).

Gabriel pediu que os dados de conexão dos computadores dos serviços secretos sejam repassados à comissão de segredos oficiais e à comissão parlamentar que investiga o escândalo.

"O Congresso e o Senado dos EUA não permitiriam que fosse negado esse tipo de informação", disse.

Crise de espionagem superada: Dilma visitará Obama nos EUA:

Gabriel revelou já perguntou duas vezes a Merkel se a BND havia cooperado de alguma forma com a espionagem econômica.

"Nas duas vezes ela me respondeu negativamente. Acho que esse será o resultado das investigações, caso contrário ocorreria uma grave perda de confia nça da indústria alemã no Estado", comentou.

Para o ministro, a resposta de Merkel foi de boa fé, mas ainda há muitas coisas a serem esclarecidas sobre o papel da BND e o conhecimento de alguns políticos sobre os fatos.

Até agora, estiveram na mira das investigações o atual ministro da Chancelaria, Peter Altmeier, e seus dois antecessores, Ronald Pofalla e De Maizière, todos pertencentes à União Democrata-Cristã (CDU) presidida por Merkel.

Esse fato incomodou a União Social-Cristã (CSU), que pediu nesta segunda-feira para que fosse convocado a depor o atual minitro das Relações Exteriores, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, que foi liderou a Chancelaria durante o governo de Gerhard Schröder (1998-2005).

Snowden diz que não volta para os EUA por medo de julgamento:

O argumento é que as bases para aumentar a cooperação com a NSA foram estabelecidos durante o governo de Schröder, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Em entrevista coletiva à parte, Hans-Georg Maassßem, presidente do Escritório Federal para a Proteção da Constituição, os serviços secretos de interior, evitou se posicionar em relação ao escândalo que afeta a BND e pediu prioridade no esclarecimento dos fatos para depois buscar "consequências". Além disso, defendeu a necessidade de colaborar com os serviços secretos de outros países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade