PUBLICIDADE

Europa

Erdogan cita Turquia como exemplo a ser seguido de amparo a refugiados

4 out 2015 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, comparou neste domingo a Turquia, que recebeu mais de dois milhões de refugiados sírios, com a Europa, "que só acolhe 200 mil ou 250 mil".

Erdogan questionou se o Convênio Europeu de Direitos Humanos não deveria incluir alguma disposição sobre o amparo de refugiados e se a ONU não teria que pressionar para que isso fosse feito.

Diante de 12 mil turcos residentes na Europa reunidos em um centro de convenções em Estrasburgo (nordeste da França), Erdogan afirmou que a Turquia abriu suas fronteiras à Síria e acolheu "mais refugiados do que nenhum outro país do mundo".

"Quando dizem que não querem mais muçulmanos em seus países, nós damos uma lição e acolhemos os cristãos do Iraque porque não discriminamos", disse.

No encontro, intitulado "Milhões de vozes unidas contra o terrorismo", o líder turco falou da luta contra o terror, sem mencionar o Estado Islâmico (EI) e nem o PKK curdo.

"O problema não são meus irmãos e irmãs curdos, o problema é o terrorismo. Nossa bandeira não acabará no chão e nossas mesquitas também não", declarou Erdogan, passeando pelo palco com microfone na mão e falando do orgulho de ser turco e muçulmano.

Se o evento começou com o canto de versículos corânicos, terminou com um "que Deus lhes proteja", expressado por Erdogan.

Diante de centenas de bandeiras turcas, Erdogan não esqueceu um dos objetivos principais do comício: mobilizar o eleitorado turco na Europa para votar nas eleições legislativas antecipadas do próximo dia 1º de novembro.

No pleito de 7 de junho, quando o partido de Erdogan (AKP) não conseguiu a maioria absoluta, 83,9% do eleitorado na Turquia votou, mas apenas 32,50% no exterior.

Enquanto Erdogan falava para milhares de turcos residentes na França, na Alemanha, na Suíça e na Áustria, centenas de curdos manifestavam no centro de Estrasburgo contra o presidente turco.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade