PUBLICIDADE

Europa

Envio de mísseis russos à fronteira europeia preocupa EUA

16 dez 2013 - 20h22
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos manifestaram sua preocupação com a Rússia por seus planos de enviar mísseis com capacidade nuclear para as fronteiras com os estados vizinhos, declarou uma porta-voz do departamento de Estado americano nesta segunda-feira.

"Pedimos à Rússia que não tome passos para desestabilizar a região", disse a porta-voz Marie Harf, acrescentando que os Estados Unidos também transmitiram a Moscou a preocupação dos países vizinhos com os planos de envio de mísseis Iskander-M à região de Kaliningrado.

A Polônia e os três países bálticos também se mostraram alarmados, nesta segunda-feira, porque os mísseis ficarão mais perto de suas fronteiras. "Sabemos que os países vizinhos expressaram sua preocupação com isso, e continuaremos falando com eles" sobre o tema, afirmou Harf.

Nesta segunda, o ministério russo da Defesa confirmou o envio de baterias de mísseis de curto alcance Iskander-M para a região ocidental, na fronteira com a Europa. O movimento da Rússia é uma resposta ao projeto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderado pelos Estados Unidos, para instalar um escudo antimísseis na Europa. A previsão é que, até 2018, pelo menos 24 mísseis interceptores SM3-IIA sejam enviados para a Polônia, e igual número para a Romênia.

A Aliança Atlântica explicou que esse escudo se destina a proteger os países europeus membros da Otan, frente a uma eventual ameaça balística do Irã. Para a Rússia, trata-se de uma ameaça à sua própria segurança.

A avançada versão dos mísseis russos tem alcance de 500 quilômetros e pode ser usado potencialmente para eliminar um radar de terra e os interceptores do novo escudo da Otan.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade