PUBLICIDADE

Europa

Enrico Letta inicia consultas para formar governo na Itália

Letta, vice-secretário do Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, foi designado primeiro-ministro da Itália na quarta-feira pelo presidente Giorgio Napolitano

25 abr 2013 - 07h58
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários
O primeiro-ministro designado da Itália, Enrico Letta, compra jornal ao deixar sua casa no centro de Roma nesta quinta-feira
O primeiro-ministro designado da Itália, Enrico Letta, compra jornal ao deixar sua casa no centro de Roma nesta quinta-feira
Foto: Reuters

Enrico Letta, vice-secretário do Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, começou nesta quinta-feira as consultas com as formações políticas do país para formar um novo governo na Itália, após o presidente Giorgio Napolitano ter designado o dirigente para esta função.

Letta começou as consultas com os dirigentes do grupo Esquerda Ecologia e Liberdade (SEL), liderado por Nichi Vendola e até agora aliado do PD. Vendola, que também é presidente da região de Apúlia, disse após o encontro que seu partido ficará na oposição pois considera "errado" um governo de grande maioria, com a presença dos maiores partidos em um momento no qual os cidadãos pedem mudanças.

O líder de SEL assegurou que não fará uma oposição populista e acrescentou que o futuro Executivo precisa enfrentar a crise econômica e dar uma resposta aos cidadãos em situação de "limbo" trabalhista em função da reforma da idade de aposentadoria.

Letta também se encontrou com Giorgia Meloni, ex-ministra de Silvio Berlusconi e atual líder do partido direitista "Fratelli d'Itália" (Irmãos da Itália), e com dirigentes da região do Vale de Aosta. Giorgia Meloni anunciou que não apoiará o governo de Letta por considerar que um Executivo de ampla maioria não resolve os problemas, mas se mostrou disposta a respaldar à reforma da lei eleitoral e apoiar Letta em temas trabalhistas.

O dirigente do PD se reunirá ainda hoje com os líderes do Escolha Cívica, partido do primeiro-ministro interino, Mario Monti, e com a Liga Norte. O grupo de Monti já anunciou sua disposição a apoiar o Executivo, enquanto a Liga Norte ainda não decidiu e está à espera do encontro. Durante a tarde Letta se reunirá com os porta-vozes do Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, do PD e do Movimento 5 Estrelas.

O PDL e o PD anunciaram sua disposição a apoiar o Executivo, enquanto o Movimento de Beppe Grillo votará contra. Letta aceitou a incumbência de formar governo, mas disse que não fará isso "a qualquer preço".

A imprensa italiana assegura que Letta conseguirá apoio e que já no fim de semana poderá comparecer perante o presidente Napolitano para apresentar sua lista do governo, que seria composta por 18 ministérios.

Enrico Letta considera como prioridades adotar medidas para enfrentar a crise econômica e social, em particular contra o desemprego, e implementar reformas institucionais, como a redução do número de parlamentares e a mudança da lei eleitoral.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade