PUBLICIDADE

Europa

Enchentes deixam 8 mortos na República Checa; 19 mil evacuados

5 jun 2013 - 08h04
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem tira fotos de área alagada pelo Rio Elba, em Litomerice, na República Checa
Homem tira fotos de área alagada pelo Rio Elba, em Litomerice, na República Checa
Foto: Reuters

Subiu para oito o número de vítimas fatais pelas fortes inundações na República Checa causadas pelo aumento do nível das águas dos rios centro-europeus após as fortes chuvas do fim de semana passado. Além disso, os bombeiros resgataram aproximadamente 500 pessoas e mais de 19 mil foram evacuadas de suas casas. 

Cerca de metade dos evacuados são da região de Usti nad Labem, no norte do país, que ainda está em situação de risco pela incessante crescimento do rio Elba, informou nesta quarta-feira a Rádio Praga.

As águas do Elba inundaram nesta madrugada a cidade de Strekov, de 100.000 habitantes, após o rio atingir um nível de entre 11 e 11,5 metros, o que superou a altura dos diques de contenção, de 10 metros, informou o jornal iDNES. O rio Moldávia, que tem uma fluência de 2,5 mil metros cúbicos por segundo, segue ameaçando várias regiões. A circulação dos trens nas rotas regionais próximas foram canceladas.

Embora a situação na Boêmia do Norte continue sendo crítica, especialmente na cidade de Melnik, em outras zonas do país já melhorou. Segundo a Rádio Praga, nesta manhã voltaram a funcionar na capital cinco estações de metrô que tinham permanecido fechadas pelo perigo de inundações. Também se iniciaram as tarefas de limpeza. A emissora informou que as autoridades tchecas destinarão até 210 milhões de euros aos municípios afetados pelas inundações.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade