PUBLICIDADE

Europa

Empresário diz que avião está pronto para levar Snowden à Islândia

20 jun 2013 - 21h58
Compartilhar

Um empresário islandês ligado ao WikiLeaks disse que tem um avião privado preparado para levar Edward Snowden, o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que fez revelações sobre os programas de vigilância secretos norte-americanos, para a Islândia se o governo lhe conceder asilo.

"Temos tudo pronto ... agora só temos que esperar pela confirmação do Ministério do Interior (islandês)", disse Olafur Vignir Sigurvinsson à Reuters. Ele é diretor da DataCell, uma empresa que processou os pagamentos para o WikiLeaks.

"Um avião privado está posicionado na China e poderíamos levar Snowden amanhã (sexta-feira) se conseguirmos uma resposta positiva do Ministério do Interior. Precisamos obter a confirmação do asilo e que ele não será extraditado para os Estados Unidos. Gostaríamos muito que ele recebesse a cidadania também", disse Sigurvinsson.

Representantes do WikiLeaks e do governo islandês não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Snowden, um ex-funcionário da empresa Booz Allen Hamilton que prestava serviços para a NSA no Havaí, estampou os jornais do mundo todo neste mês depois de fornecer detalhes dos programas de vigilância para os jornais The Guardian e Washington Post e fugir para Hong Kong.

No início desta semana, o porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson disse que um intermediário o procurou em nome de Snowden para tentar buscar asilo na Islândia.

O governo islandês, que se recusou a dizer se irá conceder asilo a Snowden, confirmou ter recebido a mensagem de Hrafnsson.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade