PUBLICIDADE

Mundo

Empresa quer resgatar navio de R$ 430 mi afundado na 2ª Guerra

26 set 2011 - 19h22
(atualizado às 19h44)
Compartilhar

Um tesouro estimado em R$ 430 milhões está prestes a vir à superfície, a 480 quilômetros da costa da Irlanda. Trata-se do navio SS Gairsoppa, afundado pelos alemães em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial.

O SS Gairsoppa, afundado pelos alemães em 1941, possui uma carga de 200 toneladas de prata
O SS Gairsoppa, afundado pelos alemães em 1941, possui uma carga de 200 toneladas de prata
Foto: BBC Brasil

A embarcação foi localizada pela empresa americana Odyssey Marine, a mais de 4 mil metros de profundidade. O navio foi mais uma das embarcações britânicas atacadas pelos alemães no Atlântico Norte durante a guerra.

A valiosa diferença, no entanto, é sua carga: 200 toneladas de prata. Andrew Craigg, da Odissey Marine, diz estar entusiasmado com a descoberta, embora nunca tenha se feito um resgate a esta profundidade.

A empresa americana ganhou do governo britânico o direito de ficar com 80% da carga após resgatar o navio. Apenas um dos ocupantes do SS Gairsoppa sobreviveu ao ataque. Os outros 32 tripulantes morreram durante o naufrágio, ou quando tentavam alcançar a costa em botes infláveis.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade