PUBLICIDADE

Europa

Embarcação com 176 imigrantes sírios e egípcios chega à Itália

O barco de madeira de 16 metros estava danificado e foi rebocado pela Guarda Costeira

8 ago 2013 - 17h04
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma embarcação chegou nesta quinta-feira à ilha da Sicília na Itália com 176 imigrantes sírios e egípcios a bordo, informou a Guarda Costeira do país europeu. Entre eles, há 62 homens, 41 mulheres e 73 crianças.

A embarcação foi avistada a 13 milhas ao sul do litoral de Siracusa (Sicília) por um velejador que alertou o centro de operações da Guarda Costeira. O barco de madeira de 16 metros estava danificado e foi rebocado até Portopalo pela Guarda Costeira.

Seis mulheres, sendo três grávidas e uma quarta que tinha aparentemente sofrido uma fratura no braço foram transferidas para um hospital, juntamente com um recém-nascido que também estava na embarcação.

A partir das primeiras investigações calcula-se que a navegação tenha durado entre 12 e 14 dias e custou entre U$ 2 mil e 4 mil por pessoa (entre R$ 4,5 mil e 9 mil).

Os imigrantes teriam partido de portos da Turquia e da Síria, aparentemente, em várias embarcações, mas durante a viagem, talvez por problemas no motor, foi necessária a troca de barco.

Dois imigrantes ilegais, sendo uma criança de sete anos, morreram enquanto tentavam chegar à costa italiana, segundo o testemunho dado hoje pelos companheiros de travessia, na chegada à ilha de Lampedusa.

Outros 103 ocupantes da embarcação, procedentes majoritariamente da Somália, também chegaram hoje à ilha italiana, depois de serem resgatados no canal da Sicília primeiramente por um pescador e, em seguida, por um navio patrulheiro da Marinha italiana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade