PUBLICIDADE

Mundo

Em um mês, aprovação de Hollande cai 7 pontos, diz pesquisa

29 jun 2012 - 11h09
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

Com pouco mais de um mês de mandato, a taxa de aprovação do presidente francês, François Hollande, caiu sete pontos percentuais, refletindo o crescente mal-estar econômico e receios com medidas de austeridade, à medida que seu governo socialista luta para controlar os gastos e impulsionar o crescimento. A confiança em Hollande "para efetivamente enfrentar os principais problemas que pesam sobre o país" caiu de 58 para 51% no final de maio, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de sondagem CSA, publicada na edição de sexta-feira do jornal Les Echos.

O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, que está prestes a apresentar emendas ao Orçamento que definem aumentos de impostos na próxima semana, também viu a sua aprovação cair sete pontos, para 49%. Com o capital político de Hollande declinando tão cedo em seu mandato, os planos para conter o déficit e a dívida por meio de aumentos de impostos e cortes profundos de gastos poderiam se tornar ainda mais complicados.

Pesquisas realizadas no último mês têm concedido a ele índices de aprovação mais baixos do que os equivalentes de seu antecessor, Nicolas Sarkozy, no início do seu mandato em 2007. "A ansiedade dos franceses em relação à situação econômica continua enorme, e o anúncio dos números fracos de emprego no início da semana certamente influenciou alguns entrevistados", informou o CSA sobre os resultados de pesquisa.

O desemprego subiu por 13 meses na França, com o número de pessoas desempregadas atingindo o nível mais alto desde agosto de 1999 em abril, último mês para o qual existem dados disponíveis. A preocupação da população, de acordo com o instituto CSA, foi agravada pela "incerteza" sobre medidas para cobrir um déficit orçamentário que vai exigir de 7 a 10 bilhões de euros para atingir uma meta de 4,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.

O desencanto dos radicais de esquerda contribuiu para a menor taxa de aprovação de Hollande, revelou a pesquisa. O CSA entrevistou para a pesquisa 1.005 pessoas por telefone nos dias 26 e 27 de junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade