PUBLICIDADE

Europa

Em protesto, empresário passa noite na cúpula da Basílica de São Pedro

21 mai 2013 - 06h04
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Marcello De Finizio mantém seu protesto na manhã desta terça-feira
Marcello De Finizio mantém seu protesto na manhã desta terça-feira
Foto: AFP

O empresário italiano que na segunda-feira subiu na cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para protestar contra "a crise e o euro" passou a noite no local.

Marcello Di Finizio, dono de um restaurante em Trieste, também já havia subido na cúpula da Basílica de São Pedro em duas ocasiões no último ano, nos dias 30 de julho e 3 de outubro, para expressar sua rejeição contra a crise econômica e contra as restrições impostas pela União Europeia à Itália.

A queixa de Di Finizio se centra na diretiva europeia Bolkestein, que determina que a Itália deve realizar leilões para as concessões de áreas para o comércio em praias outorgadas pelo Estado até 2015.

Assim como das outras duas vezes, ele entrou como um simples turista na Basílica de São Pedro e depois saltou a cerca de segurança e escalou a cúpula por uma de suas janelas, onde passou a noite. Perante o olhar dos turistas, Di Finizio desdobrou um cartaz escrito: "Parem com esse massacre, o show de horrores político continua; ajude-nos, Papa Francisco".

Nas ocasiões anteriores, o empresário também passou a noite no local e só desceu depois que os gendarmes do Vaticano o convenceram a se retirar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade