PUBLICIDADE

Europa

Em meio à crise, cidade espanhola opta por "solução socialista"

5 jun 2013 - 17h41
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Marinaleda adotou um sistema de fazendas coletivas</p>
Marinaleda adotou um sistema de fazendas coletivas
Foto: BBC News Brasil

Em meio à crise financeira que vem se arrastando há quase cinco anos, a cidade de Marinaleda, no sul da Espanha, tem experimentado uma forma alternativa de lidar com a falta de trabalho, o estouro da bolha imobiliária e a deterioração econômica do país.

Localizada na Andaluzia, a região espanhola onde uma em cada três pessoas está sem emprego, Marinaleda adotou um sistema de fazendas coletivas, onde todos dividem o trabalho.

A agricultura emprega metade da população da cidade, e essas fazendas são uma amostra dos ideais socialistas que predominam na localidade.

O Partido da Esquerda Unida está à frente da prefeitura, e o prefeito, Juan Manuel Sanchez, quer criar uma espécie de utopia comunista em Marinaleda.

<p>O prefeito Juan Manuel Sanchez quer criar uma espécie de utopia comunista em Marinaleda</p>
O prefeito Juan Manuel Sanchez quer criar uma espécie de utopia comunista em Marinaleda
Foto: BBC News Brasil

Construindo casas

Sanchez causou polêmica no ano passado quando junto com seus partidários roubou comida dos supermercados para dar para os pobres. Ele diz que é preciso repensar os valores consumistas que permeiam a sociedade atual.

<p>Além das fazendas, a cidade adotou a construção de casas com a ajuda da prefeitura e com mão de obra dos moradores</p>
Além das fazendas, a cidade adotou a construção de casas com a ajuda da prefeitura e com mão de obra dos moradores
Foto: BBC News Brasil

Além das fazendas, a cidade adotou a construção de casas com a ajuda da própria prefeitura e com mão de obra dos próprios moradores – evitando novos empréstimos bancários.

No primeiro trimestre deste ano, os espanhóis amargaram uma taxa de desemprego de 27%, a segunda maior da União Europeia após a Grécia.

A Andaluzia causou preocupação em Madri pelo grande número de pessoas que perderam suas casas por inadimplência depois da implosão do mercado imobilário espanhol.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade