PUBLICIDADE

Europa

Em encontro com sobreviventes de tufão filipino, Hollande promete acordo climático

27 fev 2015 - 09h50
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente francês, François Hollande, se reuniu nesta sexta-feira com filipinos atingidos pelo maior tufão a tocar terra firme de que se tem registro, e lhes prometeu conseguir um acordo internacional para limitar as mudanças climáticas.

Presidente francês, François Hollande, durante visita às Filipinas. 21/01/2015
Presidente francês, François Hollande, durante visita às Filipinas. 21/01/2015
Foto: Alain Jocard / Reuters

Hollande visitou a cidade pesqueira filipina de Guiuan, no leste do arquipélago das Filipinas, onde em 2013 o tufão Haiyan matou mais de 6.300 pessoas.

"Prometo a vocês: nós vamos ter sucesso na França porque temos de obter o acordo", afirmou Hollande a uma multidão em uma escola da cidade, referindo-se a uma conferência da ONU sobre mudança climática que será realizada no final deste ano em Paris.

O objetivo da conferência é a assinatura de um acordo global sobre as alterações climáticas, juridicamente vinculante, para limitar a elevação das temperaturas do planeta a um patamar mínimo e assim evitar a subida do nível do mar, o derretimento das calotas polares e condições climáticas extremas.

"O mundo vai agir por vocês, nós queremos sucesso em Paris", disse Hollande.

O tufão Haiyan causou grande destruição e deixou cerca de um milhão de pessoas desabrigadas. Milhares ainda estão vivendo em barracas e outros abrigos.

Os climatologistas vêm alertando contra relacionar tempestades específicas, tais como o tufão Haiyan, com as mudanças climáticas, mas eles concordam que as tempestades tendem a se tornar mais intensas.

As tormentas tropicais -chamadas de ciclones, furacões e tufões, dependendo de onde ocorrem- são um enigma difícil para os cientistas, mas o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática diz ser "mais provável do que improvável" que as tempestades aumentem de intensidade no próximo século.

Hollande tem defendido a causa do combate às alterações climáticas e a ajuda aos países pobres para se adaptarem ao aquecimento global e desenvolverem fontes renováveis de energia. Ele alertou que a incapacidade de lidar com o aquecimento global poderia levar a uma guerra.

Hollande é o primeiro líder francês a visitar as Filipinas desde 1947. Ele passou cerca de uma hora em Guiuan, caminhou pela cidade e conversou com pescadores. Durante a visita, Hollande anunciou que a França vai fornecer às Filipinas cerca de 50 milhões de euros (56 milhões de dólares) para projetos de prevenção de desastres provocado pelo clima.

(Reportagem adicional de Erik de Castro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade