PUBLICIDADE

Europa

Em clima tenso, extrema-direita britânica se manifesta em Newcastle

25 mai 2013 - 12h04
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de integrantes do grupo de extrema-direita Liga da Defesa Inglesa (EDL) fizeram neste sábado uma manifestação em Newcastle marcada por fortes medidas de segurança devido aos temores de que o recente assassinato de um soldado britânico em Londres avivasse as tensões entre comunidades.

A manifestação aconteceu às portas da catedral de St. Mary com cânticos como "Sou inglês até morrer" e buzinaços. A polícia do condado de Northumbria disse que houve cerca de 1.500 presentes. Ao mesmo tempo em que o protesto da EDL ocorria, pessoas contrárias a essa organização realizaram uma passeata para expressar sua rejeição.

Os agentes monitoraram de perto o protesto, que havia sido convocado há meses, mas ocorreu poucos dias depois do brutal assassinato do soldado Lee Rigby por dois supostos radicais islâmicos, o que gerou temores de divisões com comunidades de imigrantes e represálias contra centros muçulmanos.

Antes da manifestação, a polícia informou sobre a detenção de três pessoas por terem postado mensagens no Twitter de conteúdo supostamente racista. As manifestações terminaram com os grupos separados por apenas noventa metros de distância e fileiras de policiais antidistúrbios entre eles.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade