PUBLICIDADE

Europa

Edward Snowden está "são e salvo", afirma Julian Assange

24 jun 2013 - 12h04
(atualizado às 12h11)
Compartilhar

O americano Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos por espionagem, está "são e salvo", afirmou nesta segunda-feira Julian Assange, em uma teleconferência organizada pelo site WikiLeaks.

Snowden e a colaboradora britânica do WikiLeaks que o acompanha, Sarah Harrison, "estão sãos e salvos", se limitou a declarar Assange, sem revelar detalhes sobre o paradeiro do americano de 30 anos.

"Sabemos onde está o senhor Snowden, está em um local seguro e tem bom ânimo", disse o australiano na embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há mais de um ano.

"Pelas ameaças belicosas procedentes da administração americana, não podemos dar mais detalhes neste momento. Infelizmente não podemos revelar em que país está no momento", afirmou o fundador do WikiLeaks.

O site especializado em vazamentos de documentos oficiais afirma que ajuda Snowden, que revelou ao mundo o programa de vigilância eletrônica dos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido, em sua fuga para evitar a extradição aos Estados Unidos.

Snowden, que deixou Hong Kong no domingo com destino a Rússia, não embarcou no voo Moscou-Havana para o qual havia reservado uma passagem nesta segunda-feira com a intenção de prosseguir para o Equador, país ao qual pediu asilo político.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade