PUBLICIDADE

Europa

"Editor arrastou equipe à morte", diz cofundador de revista

"Acredito que somos tolos que correram um risco desnecessário", diz jornalista que ajudou a fundar a revista

15 jan 2015 - 14h36
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Charb teria sido alertado de que as charges eram perigosas</p>
Charb teria sido alertado de que as charges eram perigosas
Foto: Jacky Naegelen / Reuters

Um dos fundadores da revista satírica francesa Charlie Hebdo acusou o editor-chefe, Stéphane Charbonnier - conhecido como "Charb" e morto no atentado há oito dias, em Paris - de ter "arrastado a equipe até a morte", devido a sua insistência em publicar charges provocativas sobre o profeta Maomé. As informações são do The Independent.

Segundo a publicação, Henri Roussel, 80 anos, contribuiu para a edição do primeiro número da Charlie Hebdo, em 1970, e teria ajudado a fundar a publicação, que se chamava Hara-Kiri Hebdo, na época. 

Hamas condena nova charge de Maomé:

De acordo com Roussel, em 2011, ele teria avisado Charb que uma capa que trazia uma charge humorística de Maomé seria vista com maus olhos pelos muçulmanos. Mesmo assim, a charge foi publicada e a redação da revista sofreu um ataque de bomba, cujos responsáveis não foram identificados.

"Acredito que somos tolos que correram um risco desnecessário. Achamos que somos invulneráveis. Durante anos, até décadas, foi uma provocação e, um dia, a provocação se voltaria contra nós", diz Roussel.

O cofundador conta que, cerca de um ano depois do ataque com bombas, Charb insistiu em publicar uma nova charge de Maomé. No desenho, o profeta estava em uma cadeira de rodas, nu e dizia que "não se deve zombar dele".

A equipe e o advogado da revista não aceitaram as afirmações de Roussel e pretendem mover uma ação contra ele. 

"Estou decepcionado, principalmente porque essa é a voz de um dos pioneiros da quadrilha", disse Richard Malka, que trabalhou como advogado da revista nos últimos 22 anos.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade