PUBLICIDADE

Europa

Duques de Cambridge tornam-se pais de um menino em Londres

22 jul 2013 - 19h04
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

Os duques de Cambrigde, William e Kate, tornaram-se pais de um menino nesta segunda-feira, criança que ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono britânico e cujo nascimento gerou uma grande expectativa no Reino Unido.

Após vários dias de espera e um parto que durou pouco mais de 15 horas, Kate deu à luz a um menino no quarto privado "Lindo" do hospital St. Mary's, no centro de Londres.

No dia mais quente do ano no Reino Unido, a duquesa, de 31 anos, foi hospitalizada por volta das 6h local (2h, horário de Brasília) com as primeiras contrações, mas o anúncio oficial do Palácio de Kensington foi divulgado por volta das 20h30 local (16h30, horário de Brasília).

O bebê nasceu pesando 3,8 quilos e tanto a mãe como o recém-nascido passam bem, segundo o comunicado, que afirma que o príncipe William acompanhou o parto.

"A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa de Cornualha (Camilla), o príncipe Harry e membros das duas famílias foram informados e estão encantados com a notícia", diz a nota divulgada pelo palácio de Kensington.

Tanto a mãe como o recém-nascido permanecerão hospitalizados na noite desta segunda-feira, acrescenta a fonte.

O nascimento do chamado "bebê real" gerou uma grande atenção midiática, pois vários fotógrafos e câmeras estão há semanas fazendo guarda perante o hospital.

A família real não informou ainda o nome do recém-nascido, mas as casas de apostas indicaram que o favorito entre os britânicos é George, nome do padroeiro da Inglaterra.

Como é tradição, após o comunicado do Palácio de Kensington, um emissário real levou um papel assinado pelo médico que atendeu Kate, Marcus Setchell, para colocá-lo sobre um grande cavalete dourado perante as grades do Palácio de Buckingham.

Após o anúncio, britânicos e turistas se reuniram perante o Palácio de Buckingham em meio a uma explosão de alegria coletiva, com saudações para aos duques e a família real.

O príncipe Charles admitiu hoje estar "cheio de alegria" pelo nascimento de seu primeiro neto e disse que tanto ele como sua esposa, a duquesa da Cornualha, estão encantados com a notícia.

Em um breve comunicado, o príncipe de Gales afirmou que o nascimento é um "momento inacreditavelmente especial" para os duques de Cambridge e também admitiu estar "enormemente orgulhoso e feliz por ser avô pela primeira vez".

A rainha Elizabeth II, de 87 anos, também enviou um breve comunicado no qual manifesta que tanto ela como seu marido, o duque de Edimburgo, estão encantados com o terceiro bisneto.

Além da rainha, o príncipe William também enviou um comunicado à imprensa. "Não poderíamos estar mais felizes".

Por sua vez, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou o nascimento como "momento importante na vida do país", e destacou que os britânicos "celebrarão" a notícia.

"Foram anos de destaque para a família real, um casamento real (dos duques em 2011) que tocou o coração das pessoas, um extraordinário e magnífico jubileu (de diamantes) e agora o nascimento real, tudo de uma família que presta ao país um incrível serviço", especificou o chefe do Governo.

O recém-nascido leva o título de príncipe de Cambridge por expressa concessão da Rainha e seu nascimento ocorre no ano em que Elizabeth II completou 60 anos de sua coroação.

Se fosse uma menina, a pequena também ocuparia o terceiro lugar na linha de sucessão à coroa após a mudança na legislação, que até agora dava prioridade aos homens.

Kate foi atendida por uma equipe médica liderado por Marcus Setchell, que foi acompanhado pelo ginecologista Alan Farthing, muito conhecido no Reino Unido por ter sido noivo da ex-apresentadora da "BBC" Jill Dando, assassinada em 1999.

Espera-se que o duque de Cambrigde utilize a permissão de paternidade e fique duas semanas longe de seu trabalho como piloto de helicópteros de busca e resgate da Real Força Aérea (RAF).

Kate deu à luz mais de dois anos e três meses após de se casar com o príncipe William na Abadia de Westminster, onde entrou como Kate Middleton e saiu como duquesa de Cambridge, em cerimônia que recebeu uma grande atenção da mídia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade