PUBLICIDADE

Europa

Duques de Cambridge escolhem o clássico nome George para o primeiro filho

24 jul 2013 - 16h37
(atualizado às 16h44)
Compartilhar

Os duques de Cambridge, William e Kate, escolheram o clássico nome George, com grande tradição na monarquia britânica, para seu primeiro filho, que será conhecido como Sua Alteza Real, o príncipe George de Cambridge.

O palácio de Kensington, residência oficial do casal em Londres, informou nesta quarta-feira que o nome completo do terceiro herdeiro do trono do Reino Unido será George Alexander Louis, mesmo que ele acabe por utilizar somente o primeiro.

Os nomes escolhidos são tradicionais, embora sejam só três, ao invés dos no mínimo quatro que caracterizaram a família real britânica até agora.

George, nome do padroeiro da Inglaterra e palpite favorito nas apostas, foi muito comum entre os reis britânicos e o escolhido pelo pai da rainha Elizabeth II, George VI, para reinar.

O tataravô do recém-nascido, cujo primeiro nome era Albert, optou pelo quarto nome para dar uma imagem de estabilidade à coroa após a renúncia de seu irmão Edward VIII e em honra à seu pai, George V.

Dos seis Georges que reinaram no país, o primeiro, o alemão George I, foi em 1714 o primeiro monarca da casa de Hannover.

Segundo a imprensa britânica, Alexander era um dos nomes preferidos de Kate, enquanto Louis pode ser uma homenagem ao Lorde Louis Mountbatten, tio do duque Phillip de Edimburgo (marido de Elizabeth II).

Lorde Mountbatten, último vice-rei da Índia antes da independência em 1947 e que foi assassinado pelo exército Republicano Irlandês (IRA) em 1979, era muito querido pelo príncipe Charles, pai de William e avô do bebê.

O nome do terceiro herdeiro ao trono - depois de Charles e William- era a única dúvida que restava após seu nascimento na última segunda-feira.

Os duques de Cambridge e o príncipe saíram ontem do hospital de Saint Mary após a alta médica de Kate e, depois de passar uma noite no palácio de Kensington, foram hoje para a casa da família dos pais da duquesa na cidade inglesa de Bucklebury.

Antes da viagem, a família recebeu a visita de Elizabeth II, que ficou cerca de meia hora no palácio de Kensington para conhecer o bisneto.

A visita da rainha britânica, de 87 anos, acontece dias antes da sua viagem de férias para o castelo de Balmoral, na Escócia.

O recém-nascido recebeu ontem, ainda no hospital, a visita de seus avôs maternos, Michael e Carole Middleton, e de seu avô paterno, o príncipe Charles, acompanhado de sua mulher, Camilla, a duquesa da Cornualha.

A princesa Diana, mãe de William, morreu em um acidente de carro em Paris em 1997.

Após apresentar o bebê oficialmente à imprensa ontem, na saída do hospital, William e Kate declararam que agora querem passar um tempo sozinhos com o primogênito.

O príncipe William, segundo na linha de sucessão, tirou duas semanas de licença para passar com sua nova família.

Ao mostrar a criança à imprensa britânica, o filho mais velho de Charles e Diana garantiu que o menino tinha "bons pulmões" e era "uma criança grande" que "pesa bastante".

Mais de cem tiros de canhão e repiques de sinos celebraram ontem a chegada do príncipe George de Cambridge, que substitui o príncipe Harry, irmão mais novo de William, na linha sucessória.

O nascimento do primogênito dos duques de Cambridge chega em um dos melhores momentos para a monarquia britânica, dois anos e três meses depois do casamento do casal e um ano depois do Jubileu de Diamante da rainha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade