PUBLICIDADE

Europa

Drone britânico faz 1º ataque contra o Estado Islâmico

O parlamento britânico aprovou em setembro a participação nos ataques aéreos contra o grupo terrorista

10 nov 2014 - 16h33
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um avião militar da coalizão liderada pelos EUA voa acima da cidade síria de Kobani, na fronteira Turquia-Síria, em 9 de novembro</p>
Um avião militar da coalizão liderada pelos EUA voa acima da cidade síria de Kobani, na fronteira Turquia-Síria, em 9 de novembro
Foto: Vadim Ghirda / AP

A Real Força Aérea britânica (RAF) efetuou "com sucesso" no fim de semana seu primeiro ataque com um drone contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou o Ministério da Defesa nesta segunda-feira.

Em comunicado, o órgão explicou que um drone identificado como RAF Reaper, "atacou com sucesso os terroristas usando um míssil Hellfire".

O ataque fez parte de uma série de missões efetuadas pela coalizão liderada pelos Estados Unidos perto de Bayji, ao norte de Bagdá, onde "os terroristas estavam colocando artefatos explosivos improvisados", segundo a nota.

Depois do ataque, o RAF Reaper continuou a fazer trabalhos de vigilância e reconhecimento para permitir que os aviões da coalizão efetuassem mais ataques.

O Ministério da Defesa britânico informou que, no domingo, dois aviões Tornado GR4 da RAF dispararam um míssil contra um contêiner do EI após investigar possíveis atividades da milícia jihadista perto de Al Anbar, ao oeste de Bagdá.

Segundo o governo britânico, o contêiner "era utilizado pelos terroristas para armazenar equipamento a fim de apoiar a extorsão e o controle da população local".

O parlamento britânico aprovou em 26 de setembro a participação nos ataques aéreos contra o EI liderados pelos EUA no Iraque. A permissão não se estende à Síria, onde o grupo jihadista também opera.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade