PUBLICIDADE

Mundo

Dois ficam feridos após 1ª corrida de touros de São Firmino

7 jul 2010 - 08h38
(atualizado às 08h39)
Compartilhar

Duas pessoas foram levadas a hospitais nesta terça-feira com diversas contusões após a primeira corrida de touros do Festival de São Firmino deste ano. A corrida marca oficialmente o início da festa que atrai milhares de turistas à cidade espanhola de Pamplona.

Participantes da festa de São Firmino, em Pamplona, correm para não ser chifrados pelos touros
Participantes da festa de São Firmino, em Pamplona, correm para não ser chifrados pelos touros
Foto: Reuters

Os touros são os grandes protagonistas do festival, famoso principalmente depois que o escritor americano Ernest Hemingway o popularizou em seu romance O Sol Também Se Levanta (1932).

A festa começou ontem com o disparo de morteiros e os "chupinazos" (os tradicionais lenços vermelhos). Uma das novidades desta edição é que, depois de um século e meio promovendo a festa, a corte de reis carnavalescos de papel machê "Comparsa de Gigantes y Cabezudos" foi a grande responsável pelo "chupinazo", como definiu a prefeita da cidade, Yolanda Barcina.

O disparo de morteiros e fogos de artifício foi o primeiro dos 533 eventos incluídos no programa preparado pela prefeitura para esta festa, que, com um orçamento total de 2,8 milhões de euros (US$ 3,5 milhões), apresentará também atividades musicais, infantis e familiares, como a celebração religiosa das Vésperas Solenes de São Firmino.

Com informações do jornal Diário Vasco e da agência EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade