PUBLICIDADE

Europa

Dois acusados de crimes de guerra em Kosovo são presos

21 mai 2013 - 11h04
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A justiça sérvia anunciou nessa terça-feira a prisão de dois sérvios acusados de crimes de guerra contra civis durante a Guerra do Kosovo (1998-1999).

Os suspeitos, identificados por suas iniciais K. V. e P. L, são acusados pelo assassinato de 65 civis albaneses na aldeia de Ljubenic (a oeste de Kosovo) e pela participação na transferência de corpos para um ossuário em Batajnica, perto de Belgrado.

Em 2001, foram descobertos mais de 700 cadáveres de albaneses em um quartel de uma unidade antiterrorista da polícia sérvia em Batajnica.

"A acusação reuniu as provas graças a depoimentos de pessoas que também participaram desses crimes e que receberam proteção judicial", disseram, em um comunicado, os promotores sérvios para os crimes de guerra.

O regime sérvio de Slobodan Milosevic havia tentado esconder crimes cometidos durante os combates entre as forças de Belgrado e os rebeldes albaneses que lutavam pela independência de Kosovo.

Quase 13 mil pessoas morreram no conflito em Kosovo, que proclamou sua independência em fevereiro de 2008. A autonomia do país foi reconhecida pelos Estados Unidos e por 22 dos 27 Estados membros da União Europeia, mas foi rejeitada pela Rússia e pela China, aliados da Sérvia, que continua considerando Kosovo como uma de suas províncias.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade