PUBLICIDADE

Europa

Distúrbios são registrados em Estocolmo pela 4ª noite consecutiva

23 mai 2013 - 06h04
(atualizado às 06h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A periferia de Estocolmo novamente se tornou palco de distúrbios na noite de ontem, a quarta consecutiva, informou nesta quinta-feira a imprensa sueca.

De acordo com as fontes locais, os incidentes se concentraram em vários subúrbios do sul da capital
De acordo com as fontes locais, os incidentes se concentraram em vários subúrbios do sul da capital
Foto: Reuters

De acordo com as fontes locais, os incidentes se concentraram em vários subúrbios do sul da capital, embora fatos isolados tenham sido registrados em bairros afastados de Estocolmo.

Em um desses confrontos, pelo menos um policial ficou ferido ao tentar conter um grupo de jovens que tentavam incendiar contêineres de lixo, o qual respondeu a ação das forças de seguranças com pedradas. Já na cidade sueca de Malmo, três automóveis foram incendiados em um bairro periférico.

Essa é a quarta noite que incidentes deste tipo são registrados em Estocolmo, o que supõe a maior onda de distúrbios em anos na Suécia.

Os bairros afetados têm em comum a alta concentração de população de imigrantes e diversos problemas econômicos, os quais se agravaram nos últimos anos devido à política de cortes do seguro de desemprego, as ajudas sociais e em educação impulsionada pelo governo sueco.

A origem dos distúrbios está relacionada com um incidente ocorrido há uma semana em Husby, quando um imigrante com problemas psíquicos morreu por disparos da polícia em seu apartamento, onde o mesmo tinha se trancado com sua companheira.

Os agentes asseguraram ter disparado em defesa própria ao supostamente serem ameaçados com um machado, embora a atuação irregular das forças da ordem tenha provocado protestos dos vizinhos e a abertura de uma investigação interna da polícia de Estocolmo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade