PUBLICIDADE

Europa

Dezenas de militantes do Greenpeace invadem usina nuclear francesa

15 jul 2013 - 04h24
(atualizado às 05h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Várias dezenas de militantes do Greenpeace se introduziram esta madrugada na usina nuclear de Tricastin, no sul da França, e exibiram cartazes em seu interior para denunciar o estado das instalações e exigir seu fechamento para evitar "uma catástrofe".

Imagem do presidente François Hollande é projetada na usina; ativistas questionam se o francês é o "presidente da catástrofe"
Imagem do presidente François Hollande é projetada na usina; ativistas questionam se o francês é o "presidente da catástrofe"
Foto: Reuters

Sophia Majnoni, responsável de ações do Greenpeace, explicou à emissora de rádio France Info que os militantes "entraram na área nuclear" de Tricastin "sem problemas" e contou que tinham projetado uma fissura no reator número um do complexo, para lembrar as que foram descobertas nessas instalações.

Em uma fotografia divulgada pela associação ecologista também se podia ver como tinham exibido um cartaz verde no qual estava desenhado o perfil de François Hollande com a mensagem: "Presidente da catástrofe?". "O que pedimos a François Hollande é que reaja", ressaltou Majnoni.

Fontes da companhia EDF, que explora o complexo de Tricastin, insistiram em que os ativistas não tinham conseguido entrar em áreas "sensíveis".

O Ministério do Interior, por sua vez, disse que antes das 8h (horário local, 3h em Brasília) sete dos membros do Greenpeace tinham sido detidos e os outros foram controlados por aproximadamente 50 gendarmes que tinham ido ao local para verificar o incidente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade