PUBLICIDADE

Europa

Dez datas importantes da Segunda Guerra Mundial

8 mai 2015 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

Há 70 anos, em 8 de maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, mais de cinco anos depois do conflito que eclodiu com a invasão alemã da Polônia em 1º de setembro de 1939.

Confira abaixo dez importantes momentos desta guerra que deixou de 40 milhões a 60 milhões de mortos. Mais da metade foi civil.

1º set: as tropas alemãs invadem a Polônia, levando Grã-Bretanha e França a declararem guerra dois dias depois. Incapaz de conter a tática de "guerra-relâmpago" ("Blitzkrieg") de Berlim, a Polônia se rende em um mês e, em menos de um ano, as tropas alemãs ocupam Paris.

julho: a Batalha da Grã-Bretanha começa e vai até maio de 1941. Os bombardeiros alemães fracassam em sua tentativa de dominar a Grã-Bretanha, apesar dos ataques maciços sobre cidades como Coventry e Londres.

22 jun: depois que tropas alemães aterrissaram no norte da África, Berlim olha para o leste e lança um ataque contra a União Soviética - a "Operação Barbarossa". A Alemanha enfrenta forte resistência em Leningrado, mas chega à periferia de Moscou em dezembro.

7 dez: o Japão ataca a base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor, no Havaí, e os americanos entram na guerra no dia seguinte. Alguns meses depois, tropas americanas e britânicas desembarcam no norte da África. No Pacífico, a reviravolta acontece em junho de 1942, na Batalha de Midway.

20 jan: na conferência de Wannsee, em Berlim, Adolf Hitler dá a partida à "Solução Final", seu plano para exterminar judeus em áreas sob controle alemão - em particular, por meio de assassinatos em massa em campos de concentração. Cerca de seis milhões de judeus e cinco milhões de presos políticos são mortos.

2 fev: a Batalha de Stalingrado termina com as forças soviéticas vencedoras de uma encarniçada luta, que esmagou o 6º Exército alemão e fez 100 mil prisioneiros.

9 e 10 jul: A campanha italiana - conhecida como "Operação Husky" - começa com desembarques aliados na Sicília. Em 17 de agosto, as cruciais vias marítimas do Mediterrâneo haviam sido reabertas.

6 jun (Dia D): Mais de 156 mil soldados aliados invadem o oeste francês ocupado, como parte da "Operação Overlord" na chamada Batalha da Normandia, e libertam Paris em 25 de agosto.

8 maio (Dia da Vitória na Europa): a Alemanha se entrega alguns dias depois de Hitler cometer suicídio em Berlim. A cidade é invadida por forças soviéticas.

2 set: o Japão assina sua rendição incondicional, encerrando, formalmente, a Segunda Guerra Mundial, menos de um mês depois de aviões americanos lançarem bombas atômicas sobre Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade