PUBLICIDADE

Europa

Detido por planejar atacar protesto contra Papa é voluntário

17 ago 2011 - 09h20
(atualizado às 09h25)
Compartilhar

O jovem mexicano detido por supostamente preparar um ataque contra os manifestantes convocados nesta quarta-feira no centro de Madri contra a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um voluntário deste evento, informou uma fonte judicial.

"É um voluntário da JMJ", segundo esta fonte, que afirmou que se trata de um jovem mexicano de 24 anos que se encontrava na Espanha com um visto de estudante.

O detido, que comparecerá na quinta-feira diante de um juiz da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola), "planejava atentar contra os manifestantes contrários à visita de sua santidade Bento XVI" através de "gases asfixiantes e outras substâncias químicas", informou nesta terça-feira a polícia espanhola em um comunicado.

Esta mesma fonte afirmou que o detido estudava no "Instituto de Química Orgânica Geral do Conselho Superior de Pesquisas Científicas" (CSIC, estatal) e que em seu domicílio de Madri foram encontradas "uma memória portátil e dois cadernos com anotações de processos químicos alheios aos seus estudos de química".

A marcha desta quarta-feira é convocada por mais de cem associações laicas, cristãs progressistas, ateias e de esquerda contra o financiamento das JMJ por parte das administrações estatal, regionais e locais.

Sob o lema "A visita do Papa, não com meus impostos", estas associações, que estimam em mais de 100 milhões o dinheiro público que irá para a JMJ, calculam que milhares de pessoas marcharão na véspera da chegada a Madri do papa Bento XVI, que permanecerá na capital espanhola até domingo.

Os organizadores da JMJ esperam em Madri mais de um milhão de pessoas nesta semana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade