PUBLICIDADE

Europa

Desrespeito à sinalização seria a causa do acidente de tremo na Suíça

30 jul 2013 - 10h04
(atualizado às 10h33)
Compartilhar

As autoridades suíças acreditam que o desrespeito ao sinal luminoso foi a principal causa do acidente de trem que aconteceu segunda-feira na Suíça, deixando pelo menos um morto.

"A investigação tem se concentrado na possibilidade de que o trem de Payerne não respeitou a sinalização", declarou Jean-Christophe Sauterel, porta-voz da polícia local.

"Esta é a principal hipótese com base nos elementos que o Ministério Público e os investigadores têm", disse.

"Estamos chocados com esse acidente", declarou, por sua vez, o diretor-geral da autoridade responsável pelo transporte ferroviário, a Swiss Federal Railways (CFF), Andreas Meyer.

Dois trens colidiram na segunda-feira perto da estação de Granges-près-Marnand, uma cidade ao norte de Lausanne.

Um dos trens viajava de Payerne a Lausanne e o outro vinha no sentido oposto. O morto é o condutor do trem que vinha de Lausanne, um homem de 24 anos.

De acordo com o porta-voz da polícia, por causa da violência do choque, o trem retrocedeu oito metros e, por isso, a polícia não exclui a possibilidade de que ainda haja vítimas presas.

Os trabalhos de resgate continuam no local do acidente.

De acordo com Jocelyn Corniche, médico-chefe dos serviços de socorro, "dois adultos e uma criança ainda estão hospitalizados, mas suas vidas não estão em perigo".

O condutor do trem de Payerne, um homem de 54 anos, teve tempo para ativar o freio de emergência e, como indicado pela CFF, deixar o trem. Este veículo estava viajando a 40 km/h, segundo Sauterel.

A velocidade do trem de Lausanne ainda não foi determinada, acrescentou.

Sauterel indicou que a segurança era responsabilidade de um trabalhador da CFF presente na estação.

Pouco antes da colisão, o trem procedente de Payerne parou na estação para os passageiros a descerem. O trem vindo de Lausanne chegou depois.

Como estabelecido pela regras desta estação, o trem de Lausanne deve passar pela estação sem parar e só depois o trem de Payerne pode retomar a marcha, quando autorizado por sinalização luminosa.

Na segunda-feira, o trem de Payerne partiu sem que os investigadores saibam realmente o que aconteceu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade