PUBLICIDADE

Europa

Designação presidente alternativo na Catalunha evita pleito

9 jan 2016 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

Os partidos que impulsionam o processo defensor da soberania do parlamento da Catalunha chegaram neste sábado a um acordo para apresentar um candidato alternativo ao presidente interino Artur Mas, que renunciou hoje à reeleição em favor de Carles Puigdemont, evitando novas eleições.

O acordo entre Junts pel Sí - formado por heterogêneos partidos políticos - e o CUP - partido de esquerda radical -, foi assinado no último minuto, já que se não existisse consenso até amanhã, na segunda-feira seriam automaticamente convocadas novas eleições, conforme a legislação.

A coalizão Junts pel Sí (62 cadeiras) precisa da CUP (10) para aprovar seu Plano de Desligamento da Espanha, e poder superar o total de 63 deputados que somam as demais formações regionais - Ciudadanos (liberais centristas), PSC (socialistas), Sí que es Pot (esquerda) e PP (centro-direita).

Até agora, o principal empecilho nas negociações era o candidato de Junts pel Sí, o presidente catalão interino, Artur Mas, que a CUP rejeitava por sua relação com casos de corrupção e uma política de cortes no setor social.

Hoje, após três meses de negociações e faltando um dia para o parlamento regional se ver condenado a fixar uma nova data eleitoral, Mas anunciou em entrevista coletiva sua renúncia.

Mas disse que dava "um passo para o lado" para o país "ir adiante" e garantiu que, embora não peça cargos, se coloca "à disposição" do futuro presidente e do Executivo catalão.

O prefeito de Girona e futuro presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, agradeceu Artur Mas por ceder-lhe a presidência e acrescentou: "Temos um projeto iniciado, bem orientado e sólido. Todos estamos convocados, todos fazemos falta", disse ele em mensagem no Twitter.

Junts pel Sí e CUP acertaram que o novo presidente tomará posse amanhã às 16h (13h em Brasília) em um plenário do parlamento regional e em primeira votação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade